Planejamento tributário: como fazer?

Veja Um Metodo 100 Efetivo Para Realizar Um Planejamento Tributario E Evitar Altos Impostos Em 2023 Blog - Fogliatto Contabilidade e Gestão Financeira

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Veja um método 100% efetivo para realizar um planejamento tributário

Evite o pagamento de altos impostos neste ano de 2023 por meio de um planejamento tributário adequado para a sua empresa

A administração de impostos é uma parte fundamental para se obter sucesso e ficar à frente da concorrência para as empresas.

Consequentemente, as empresas que desejam ter uma temporada fiscal bem sucedida em 2023 já devem estar formulando suas estratégias.

A cada ano, é necessário que as empresas avaliem os resultados do ano corrente, elaborem um orçamento e estabeleçam objetivos para o ano seguinte.

Isso porque a elaboração de projetos e estratégias para o próximo ano ajudará a garantir uma tributação mais controlada em 2023.

Pensando nisso, preparamos este artigo para abordar os principais pontos relacionados ao planejamento tributário, visando que elabore de maneira correta e evite maiores problemas para sua empresa.

Confira!

O que é planejamento tributário?

Em geral, o planejamento tributário é uma prática contábil que tenta ajustar o negócio aos regulamentos fiscais mais benéficos para minimizar os pagamentos de impostos e contribuições.

O planejamento tributário e fiscal são mecanismos de elisão fiscal — como às vezes é referido — pois é através desses dados que os executivos obtêm uma perspectiva abrangente e podem fazer escolhas mais confiantes.

Agora, se o considerarmos num sentido mais amplo, como o planejamento tributário realmente deveria ser, ele também pode ser estratégico, operacional e administrativo.

Vamos supor um exemplo e será mais fácil de compreender, certo?

É bem possível que uma empresa ou fábrica perto de sua casa tenha se deslocado para outro local, mesmo na rua, mas em outro município.

Esse é um exemplo perfeito de planejamento tributário estratégico.

Muitas vezes, a mudança também pode ocorrer dentro de outro estado, o que permite que a empresa se beneficie de reduções e incentivos fiscais.

Além disso, a escolha de uma empresa para ter um escritório em casa ou não é também uma ilustração do planejamento tributário.

Algumas organizações até identificaram uma chance de minimizar os custos associados ao aluguel, contas de eletricidade, água, entre outros.

Qual o objetivo do planejamento tributário?

O objetivo da organização fiscal é reduzir as despesas da empresa. Isto implica em diminuir o número de impostos pagos e as somas que são impostas à empresa — o que é conhecido como elisão fiscal, como citamos anteriormente.

Como você sabe, para ter um produto ou serviço competitivo, conseguir um custo de venda mais baixo é significativo, e um dos componentes que obstruem isso são os altos impostos.

Para aliviar a responsabilidade fiscal da empresa, é concebível tomar três caminhos diferentes:

1. Evitar a incidência do imposto

Implementar estratégias que impeçam a ocorrência do evento tributável.

Uma possibilidade é recorrer a uma regra de isenção de impostos oferecida por seu governo local, se estiver disponível, e satisfazer as qualificações.

Outra opção é fazer coisas como renunciar ao pró-labore, a fim de evitar o pagamento do imposto de renda e do INSS sobre ele, e somente retirar os lucros.

2. Reduzir os valores totais a serem recolhidos

Após estudar os regulamentos para cada imposto pago, estão sendo tomadas medidas para baixar as taxas.

Por exemplo, minimizando a contribuição para o Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) através da diminuição do Fator de Prevenção de Acidentes (FAP) ou utilizando apólices de incentivo que permitem a redução das alíquotas.

3. Retardar o pagamento

É possível adiar o pagamento de impostos sem ter que pagar uma penalidade. Isto pode ser vantajoso quando você não tem dinheiro suficiente para cobrir as despesas e precisa de mais tempo para trazer o fluxo de caixa de volta.

Vantagens do planejamento tributário

O planejamento tributário pode ter inúmeras vantagens, sendo a principal delas a redução de custos.

A tributação brasileira tem um certo nível de complexidade que pode resultar em atrasos nos pagamentos.

Portanto, é imperativo estar ciente de quais impostos devem ser pagos e como se beneficiar das condições benéficas para a organização.

Podemos destacar a redução de valores a serem pagos, maior prazo para pagamentos e a possibilidade de evitar multas como um dos principais benefícios.

Leia mais sobre o planejamento tributário nos artigos a seguir:

Como realizar o planejamento tributário de sua empresa?

Agora que você está familiarizado com o conceito, sua importância e as informações fiscais utilizadas em sua implementação, é hora de aprender a fazer o seu próprio planejamento.

Não se preocupe, geralmente é bastante simples; no entanto, você precisa ser muito cuidadoso. Vamos começar?

  • Conte com profissionais qualificados;
  • Atente-se ao enquadramento tributário ideal;
  • Verifique o desempenho de sua empresa;
  • Obtenha dados e informações;
  • Defina metas e objetivos do negócio;
  • Elabore o plano tributário.

Garanta serviços contábeis eficazes para a sua empresa

Os deveres contábeis de uma empresa não são poucos, mas você não tem que lidar com tudo isso sozinho!

Entendemos que administrar uma empresa não é tarefa fácil e requer muito esforço e dedicação para garantir que tudo esteja funcionando bem.

Portanto, ter uma equipe de contabilidade eficiente para cuidar dos números é crucial.

E é exatamente para isso que estamos aqui!

Com nosso serviço de contabilidade, fornecemos a você a experiência de um profissional experiente na área e pronto para atender a todas as necessidades e exigências contábeis de sua empresa.

Examinamos e avaliamos o que sua empresa exige e executamos tudo com a máxima eficiência, assegurando que você tenha suas demonstrações financeiras, relatórios e a aplicação de outras medidas benéficas para sua empresa!

Portanto, garanta todo o cuidado com demonstrações, relatórios e demais aspectos para manter seus números impecáveis, conte com os profissionais da Fogliatto!

Basta entrar em contato conosco para usufruir de todos os benefícios que um serviço contábil de excelência pode oferecer!

Converse com nossos profissionais

Somos uma empresa que oferece serviços contábeis, financeiros e de gestão de emprego, e temos dado apoio a pequenas e microempresas desde o dia 27 de setembro de 2000.

Nossos serviços são disponibilizados a organizações de diversos setores empresariais, incluindo microempresários individuais.

Nossa empresa também fornece gestão financeira terceirizada, o BPO Financeiro, para que os empresários possam se concentrar no desenvolvimento de seus negócios sem perder a supervisão de seu orçamento.

Nossa missão é fornecer serviços de gestão financeira estratégica, assistência contábil com orientação nos domínios financeiro, fiscal e trabalhista, e orientação para novos negócios, através de apoio acessível e sob medida, auxiliando na tomada de decisões e expansão de nossos clientes.

Clique aqui para conversar com nossos profissionais!

Classifique nosso post post
Summary
Planejamento tributário: como fazer?
Article Name
Planejamento tributário: como fazer?
Description
Veja um método 100% efetivo para realizar um planejamento tributário. Leia o artigo que preparamos até o final e saiba mais!
Author
Publisher Name
Flogiatto
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Veja Um Metodo 100 Efetivo Para Realizar Um Planejamento Tributario E Evitar Altos Impostos Em 2023 Blog - Fogliatto Contabilidade e Gestão Financeira

Planejamento tributário: como fazer?

Veja um método 100% efetivo para realizar um planejamento tributário Evite o pagamento de altos impostos neste ano de 2023 por meio de um planejamento tributário adequado para a sua empresa A administração de impostos é uma parte fundamental para

Descubra Agora Mesmo Como A Terceirizacao Da Gestao Financeira Pode Ajudar A Sua Empresa Blog - Fogliatto Contabilidade e Gestão Financeira

Gestão financeira: quais as vantagens?

Descubra como a terceirização da gestão financeira pode ajudar a sua empresa Terceirizar o departamento financeiro permite que os empresários tenham maior disponibilidade de tempo para focar outras questões importantes da rotina empresarial. Confira! Para que uma empresa seja bem

Saiba Agora Mesmo O Que E Como Contratar E Qual A Imporancia Do Bpo Financeiro Blog - Fogliatto Contabilidade e Gestão Financeira

BPO Financeiro: de que você precisa saber?

Saiba o que é, como contratar e qual a importância do BPO Financeiro A terceirização dos processos financeiros é uma das principais saídas encontradas pelos empresários para garantir maiores vantagens as suas gestões Você já questionou o que é um

Fidelizacao De Clientes Siaba Como Manter A Sua Carteira Sem Perder Para Concorrencia Blog - Fogliatto Contabilidade e Gestão Financeira

Fidelização de clientes: 5 dicas que vão ajudar nessa tarefa

Dicas importantes para fidelização de clientes em sua empresa Conheça estratégias que vão ajudar você a realizar a fidelização de clientes com mais facilidade em seu negócio. Manter os clientes satisfeitos é essencial se você quiser mantê-los voltando; prezar a

Entenda O Impacto Das Atualizacoes Do Regime De Ex Tarifario Para As Empresas Brasileiras Em 2022 Blog - Fogliatto Contabilidade e Gestão Financeira

Quais os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário? Entenda!

Conheça os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário Esclareça suas dúvidas sobre os impactos das atualizações do regime Ex-Tarifário nas empresas brasileiras As atualizações e mudanças na nossa legislação tributária costumam causar muitas confusões e dúvidas nos empresários brasileiros. O

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Descubra como a terceirização da gestão financeira pode ajudar a…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top
Open chat